Síndico, como a inteligência emocional vai ajudar a sua gestão!
Qualquer tipo de administração demanda uma gestão de pessoas transparente e organizada, pautada no ouvir, compreender e atuar de forma imparcial com as decisões.
Um dos pilares desta gestão de pessoas é a inteligência emocional. Essa técnica é de extrema importância para o desenvolvimento assertivo de relações funcionais e processos eficazes. Nada disso muda quando falamos do trabalho do Síndico.
Por isso, para te ajudar, no artigo de hoje falaremos sobre como a inteligência emocional vai ajudar a sua gestão, Síndico. Continue lendo para entender!
O conceito de inteligência emocional e sua inserção na vida do Síndico
A inteligência emocional é a pura capacidade de reconhecer e lidar com emoções da melhor maneira possível, tudo isso ligado diretamente à gestão de relações interpessoais. O Síndico depende de decisões racionais e da manutenção de relacionamentos saudáveis para exercer o seu trabalho com mais segurança e autoridade.
Ao desenvolver a inteligência emocional, o Síndico consegue entender as necessidades de todos os envolvidos (moradores, fornecedores, colaboradores etc.), adotando uma abordagem personalizada, sensível e benéfica a todos.
Quatro dicas para desenvolver a inteligência emocional
- Autoconhecimento: esse pode ser o melhor caminho, compreender como você lida com os sentimentos e identificar gatilhos são os primeiros passos para conseguir exteriorizar suas ações com respeito e imparcialidade;
- Saiba receber feedbacks: algumas vezes, moradores podem expressar o que acham de você e da sua gestão de forma ríspida, é necessário entender o ponto de vista alheio e saber como receber este tipo de informação. Transmitir uma resposta respeitosa e construtiva é um desafio necessário;
- Imparcialidade: o papel do Síndico é intermediar muitas situações, logo, manter a neutralidade faz parte da receita de uma gestão assertiva e inteligente;
- Aprimoramento da comunicação: quem possui inteligência emocional sabe se expressar de maneira adequada, levando em consideração não somente o que vai dizer, mas sim como o receptor de mensagem vai interpretar.
Este não é um processo fácil, mas é extremamente necessário e faz parte do trabalho de um Síndico de sucesso!
Aplicação da inteligência emocional no condomínio
Ao estabelecer uma gestão baseada na inteligência emocional, o Síndico pode aprimorar diversos processos:
- Melhora no relacionamento com fornecedores, consequentemente, ajudando nos processos do condomínio;
- Colaboradores mais contentes e incentivados a realização de um bom trabalho;
- Reuniões e assembleias objetivas e funcionais;
- Intermédio de situações e ocorrências com assertividade etc.
Não deixe de desenvolver as ações que citamos no seu dia a dia, atribuir esta técnica à sua vida profissional vai te trazer diversos benefícios, Síndico!
Em caso de dúvidas sobre Inteligência Emocional, fique à vontade para comentar aqui embaixo!
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