Síndico, confira tudo o que você precisa saber sobre a limpeza da caixa d’água no condomínio!

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No condomínio, sabemos que a cautela com a água é fundamental para a saúde, higiene e organização, tanto do empreendimento, quanto dos condôminos. Zelar por este recurso, além de ser essencial para a vida humana, é uma obrigação de todos, mas você sabe tudo que está envolvido neste cuidado nos edifícios, Síndico? Confira neste artigo!

Manter a caixa d’água limpa é uma obrigação, sendo extremamente importante prezar pela qualidade deste líquido, que chega à torneira de todos os condôminos. A frequente manutenção destes reservatórios de água previne a proliferação de doenças como: Dengue, Zika vírus, Chikungunya, dentre muitas outras contaminações.

Existe um conjunto de tópicos para os quais você, síndico, precisa se atentar para realizar a higienização correta da caixa d’água do condomínio, confira:

  • De quanto em quanto tempo deve ser realizada a limpeza?

A Periodicidade da limpeza deve ser a cada seis meses – a salvo caso a água de abastecimento da região tiver qualidade inferior, o que vai demandar uma frequência maior.

  • Qual o melhor período do ano para essa execução?

Os melhores meses para a execução do serviço são os meses de outubro e abril, para que o condomínio se prepare para o uso mais frequente da água no verão, além de mantê-la em dia para o inverno.

  • A limpeza pode ser feita pelo zelador, colaborador do condomínio ou por conta própria do Síndico?

A limpeza não deve ser feita por conta própria, mas sim por uma empresa/profissional especializado.

  • Como se dá o processo no momento da limpeza?

O zelador ou o síndico deve acompanhar o trabalho da empresa contratada para garantir que todos os protocolos estão sendo seguidos corretamente, além de anotar a data na qual foi realizada;

  • E como posso saber se a limpeza foi devidamente realizada?

Deve-se realizar um teste de potabilidade da água, feito por um laboratório especializado depois da limpeza – caso o teste indique “reprovação”, pode-se entrar em contato com a empresa responsável pela higiene da caixa solicitando nova limpeza.

Obs.: É indicado que seja feito o teste de potabilidade da água com uma empresa diferente da que realizou a limpeza, a fim de manter a lisura do processo.

Lembrando que o síndico é responsável por esse quesito no condomínio, sendo assim, se algo de grave acontecer por conta da má manutenção ou ausência da manutenção das caixas d’água, o gestor poderá ser acionado, inclusive judicialmente!

Por isso, esteja sempre em alerta quanto aos tópicos acima para evitar que algo do tipo aconteça, ok?

Em caso de dúvidas sobre o assunto, fique à vontade para comentar aqui embaixo!

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